Sem emprego fixo desde que deixou o barracão onde trabalhava, a ex-catadora de recicláveis Ana dos Santos Cruz, de 23 anos, mostra a beleza em uma campanha publicitária de um shopping emBarretos (SP). A jovem ficou conhecida em janeiro deste ano por ter devolvido ao Hospital de Câncer da cidade os R$ 250 mil em cheques provenientes de doações à instituição, encontrados por ela no lixo.
Após ser produzida, maquiada e fotografada para a campanha, Ana está otimista e faz planos para a carreira de modelo. “Foi um sonho realizado e pretendo continuar com isso, com certeza”, diz.
Para atuar como garota-propaganda na ação do Dia dos Namorados, ela recebeu um cachê de R$ 250. Nas fotos, a ex-catadora aparece abraçada a um modelo, sugerindo a selfie de um casal apaixonado.
A foto já aparece no site do centro de compras e deverá ser veiculada também na televisão, e estampar outdoors espalhados pela cidade.
Ana diz que ainda não passou por nenhum tipo de assédio com a exposição, mas que a família aprovou a nova empreitada da jovem. “Meu filho disse que eu estava linda e todo mundo gostou e aprovou.”
A bela conta que avaliou o material antes das peças começarem a ser divulgadas, e que aprovou o resultado. “Eles passaram bastante maquiagem, eu sempre saio com uma mais leve, e eles me mostraram como ia ficar na propaganda e gostei bastante.”
Solteira
Apesar de estrelar a campanha do Dia dos Namorados, a jovem decidiu terminar há um mês o relacionamento que mantinha com o pai do filho. O ex-namorado está preso há dois anos e deve ser solto até junho.
“Eu não quis mais, mas ele mudou, está diferente e só fala de igreja. Isso é bom, porque não quero que nosso filho viva com essas coisas, mas não sei se volto”, conta.
Futuro
Embora ainda não tenha recebido nenhum outro convite para fotos, a assessoria de imprensa do shopping informou que não descarta a possibilidade da participação de Ana em outras ações na unidade de Barretos ou até mesmo em outros empreendimentos do grupo.
Enquanto novas chances não surgem, ela faz bicos em casa, como cuidadora de crianças e passadeira. Ana aguarda também uma oportunidade de emprego em uma das lojas do shopping, que informou que busca um horário para que ela consiga conciliar o trabalho com os estudos, retomados após ter recusado uma vaga no Hospital de Câncer de Barretos.
Na época, Ana foi convocada para uma entrevista depois de ter devolvido os cheques ao hospital, mas não compareceu à seleção para os departamentos de nutrição e hotelaria. A ex-catadora afirmou que estudaria à noite e que não conseguiria ver o filho de 3 anos, Maurício, trabalhando durante o dia.
Desde o episódio do dinheiro achado no lixo, Ana cursa o Ensino Médio por meio do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA). Além de trabalhar como modelo, ela se vê ainda em outra profissão. “A ideia é no ano que vem poder fazer um curso de enfermagem”, explica.
G1