A crise enfrentada pela economia brasileira parece ter afetado a procura por locação de imóveis em Jales. Pelo menos é essa a impressão de quem passa, por exemplo, pelo Jardim Nova Vida, onde, em apenas um quarteirão, quatro imóveis residenciais ostentam a placa de aluga-se. Um desses imóveis estava há cerca de seis meses esperando por um comprador ou um inquilino. Esse não é um cenário que pode ser visto apenas no Jardim da Nova Vida. “Lá no meu bairro também têm várias casas para alugar”, garante a funcionária de uma padaria.
O corretor Ademir Martins, da Imobiliária Gaivota, confirma a crise no setor. “Realmente, as pessoas que tem casas para alugar em Jales estão encontrando um pouco de dificuldade para encontrar interessados”, diz o corretor. Ele argumenta, porém, que esse não é um problema só de Jales. “Um amigo que trabalha na maior corretora de imóveis de Sorocaba, com mais de trinta corretores, me disse que por lá também está havendo uma crise no setor de aluguéis”, afirma Ademir.
Mas a crise econômica não é a única causa para tantas casas sem moradores. “Um dos maiores responsáveis é o alto valor praticado na cidade. Os donos preferem ficar seis meses sem alugar seu imóvel a baixar um pouco o preço. Isso faz com que o preço do aluguel fique acima do que os locatários podem pagar”, argumenta outro corretor. “No caso de Jales, a situação é um pouco pior, uma vez que a cidade não atraiu grandes indústrias nos últimos anos e não produziu empregos. Então, o proprietário que não estiver disposto a rever o valor do aluguel vai ficar com a casa fechada por um bom tempo”, conclui o corretor.
Mas não é só a locação de imóveis residenciais que enfrenta problemas em Jales. “O aluguel de imóveis comerciais também está atravessando um momento ruim. Aqui no setor central da cidade até que existem poucos imóveis comerciais fechados, mas nos setores mais afastados do centro e na periferia da cidade existem muitos imóveis para alugar”, alerta outro corretor. Ele lembra que, no caso dos imóveis comerciais, existe um outro problema. “As pessoas estão abrindo e fechando lojas com muita facilidade. Essa rotatividade, principalmente aqui no centro, faz com que os preços dos aluguéis se mantenham altos”, avalia o corretor.
Na Imobiliária Capital, o corretor Osmar Gabriel também concorda que está havendo uma retração no mercado de locação de imóveis. “Nós estamos sentindo que, realmente, a procura por imóveis para alugar diminuiu nos últimos tempos”. Para Osmar, no entanto, não é apenas a crise econômica e o preço dos aluguéis que estão dificultando a locação de imóveis. “Nós tivemos, recentemente, a criação de um bairro novo – o Nova Jales – com a construção de mais de 200 casas. Boa parte das famílias que adquiriram casas no bairro saíram do aluguel”.
Osmar lembra, ainda, que, se o mercado de locação de imóveis está desaquecido, de outro lado a venda de terrenos, em Jales, parece não ter sido afetada pela crise. “Nós tivemos, recentemente, o loteamento Vila Mariana, que, segundo informações, vendeu bastante. E, mais recentemente, tivemos também o loteamento Monte Líbano, cujas vendas foram realizadas pelas imobiliárias de Jales, que vendeu mais de 500 lotes em menos de um mês”, afirmou o corretor.