Jales e outras 39 cidades da região serão acompanhadas de perto pelo Ministério Público Federal que instaurou inquérito civil para conhecer as medidas adotadas para prevenção e combate à dengue. Nos 40 municípios da Subseção Judiciária de Jales o procedimento vai apurar ainda o tratamento que vem sendo dado aos pacientes com suspeita ou comprovação da doença que tem se tornado epidemia em diversas partes do Brasil.
Mais de 224 mil casos de dengue foram confirmados em 2015, ou seja, número 162% maior do que o registrado no ano passado. De acordo com o MPF em Jales, a gravidade e extensão da epidemia que também atinge estas cidades tornaram necessário exigir dos poderes públicos medidas eficientes e eficazes para enfrentar o problema.
Carlos Alberto dos Rios Júnior e José Rubens Plates, procuradores da República responsáveis pela instauração do inquérito, declararam ser fundamental que os poderes públicos adotem um controle contínuo, em caráter emergencial, a fim de combater e prevenir possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Segundo eles, também é fundamentam que os municípios atendam adequadamente seus enfermos.
O Ministério Público Federal vai exigir que os 40 municípios informem a quantidade de casos suspeitos e confirmados da doença registrados em 2014 e 2015 e número de mortes, caso tenham ocorrido. Além disso, serão pedidos esclarecimentos sobre o tratamento dispensado aos pacientes e sobre as medidas que estão sendo tomadas para o combate e prevenção da dengue, bem como o índice de infestação atual em cada uma das cidades.
A quantidade de recursos públicos aplicados nesta tarefa em 2014 e 2015, com discriminação da natureza e do destino das verbas também vão ser questionadas pela procuradoria.
As medidas adotadas para prevenção e combate à dengue serão apuradas nos municípios de Aparecida D´Oeste, Aspásia, Auriflama, Dirce Reis, Dolcinópolis, Estrela D´Oeste, Fernandópolis, General Salgado, Guarani D´Oeste, Guzolândia, Indiaporã, Jales, Macedônia, Marinópolis, Meridiano, Mesópolis, Mira Estrela, Nova Canaã Paulista, Nova Castilho, Ouroeste, Palmeira D´Oeste, Paranapuã, Pedranópolis, Pontalinda, Populina, Rubinéia, Santa Albertina, Santa Clara D´Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rita D´Oeste, Santa Salete, Santana da Ponte Pensa, São Francisco, São João das Duas Pontes, São João de Iracema, Suzanópolis, Três Fronteiras, Turmalina, Urânia e Vitória Brasil.