Milhares de leitores do jornal A Tribuna e do seu blog passaram a semana se sentindo órfãos. O sentimento de vazio vai se exacerbar neste fim de semana quando os assíduos ouvintes do programa de rádio Brasil e Cia, que ele apresentou por quase 28 anos na rádio Regional FM, não mais encontrarão o prazer da sua comunicação. Nem no rádio nem na sua coluna política no jornal.
Nos deixou na madrugada segunda-feira, 29 de maio, o servidor público aposentado, Valdir José Cardozo, criador do Blog do Cardosinho, o mais acessado da região, e apresentador do programa de música popular brasileira, Brasil e Cia.
Cardosinho estava intubado na Santa Casa de Jales desde o domingo anterior, lutando contra a Covid-19. O caso se agravou por conta de uma dengue e pelo quadro de diabetes que o acometia há alguns anos.
Segundo a família, os médicos recomendaram que não houvesse velório, uma vez que ele ainda estava no período de transmissão do novo coronavírus.
O blog que levava o seu nome publicou uma mensagem com a triste notícia e um agradecimento ao seu público fiel. Aqui neste semanário também publicamos uma nota de agradecimento assinada pelos filhos e pela esposa.
Cardosinho tinha quatro filhos e cinco netos. Foi funcionário do Banco do Brasil durante 25 anos, onde se aposentou. Gostava de música, filmes e futebol. Foi repórter e colunista político do jornal A Tribuna, onde assinava a coluna Enfoque durante muitos anos, em substituição ao criador da coluna, Paulo Aruca, também já falecido.
Petista de “largo costado”, Cardosinho ocupou cargos da administração do prefeito Humberto Parini (PT), com quem se desentendeu posteriormente. Foi casado com a professora aposentada, Arary Murari, que foi presidente da Câmara de Jales.
Sem formação jornalística nem radiofônica, Cardosinho era autodidata, culto, grande conhecedor de música popular brasileira, fã de Chico Buarque de Holanda, e tinha uma enorme capacidade de argumentação e pesquisa.
Seu texto tinha um toque de sarcasmo, sem vulgaridade e em alto nível, que só quem tem muito talento consegue transmitir.
Sua ausência deixará um abismo e fará muita falta no jornalismo político da região e no rádio, onde o diferencial de sua programação enriquecia o repertório musical e trazia diversidade perante um mar de insípida monotonia.
NOTA DE AGRADECIMENTO
A família de Valdir José Cardozo, o eterno “Cardosinho”, agradece a todos os amigos, leitores do blog e ouvintes do seu programa na Rádio Regional pelas mensagens de carinho e consternação diante do seu passamento. Agradecemos, também, aos médicos, enfermeiros e demais funcionários da Santa Casa de Jales pelo tratamento e pelo carinho dispensado a todos nós.
Cardosinho foi funcionário do Banco do Brasil, onde fez vários amigos. Em uma região dominada pelo sertanejo, teve a preocupação de manter por longos anos um programa de rádio dedicado à música popular brasileira. Apaixonado por futebol e pelo Corinthians, passou essas paixões para seus quatro filhos.
Após aposentar-se do banco, ainda trabalhou na Prefeitura Municipal de Jales. Mesmo não sabendo muita coisa de informática, resolveu criar uma página na internet onde informava à população sobre os mais variados assuntos.
Mesmo com pouco estudo, era extremamente inteligente e dono de um vocabulário invejável. Possuía forte opinião política, mas era sempre respeitado, ainda que dele discordassem.
As circunstâncias de seu falecimento impediram a realização de velório, não dando a chance de seus amigos e admiradores homenagearem-no e despedirem-se. Ainda assim, sentimo-nos abraçados por todos que nos enviaram mensagens, e temos certeza de sua grandeza como pessoa. Cumpriu seu papel e deixará saudades.
Obrigado!
Aracy, Vitor Hugo, Artur, Heitor e Igor.