Sábado, Novembro 23, 2024

Vigilância Epidemiológica faz levantamento de locais críticos para a dengue

Date:

Balanço da Secretaria de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, mostra que Jales ainda se encontra em uma condição positiva em relação à disseminação da dengue. Em setembro, houve 49 notificações, 6 casos positivos autóctones e 22 negativos. Atualmente há 21 casos suspeitos sem resultados, sendo que alguns serão encerrados por critério clínico-epidemiológico, pois os pacientes não voltaram para colher a sorologia de dengue.


Se o período analisado se estender desde janeiro até agora, os números são bem maiores, naturalmente. Nesse período houve 3.442 notificações, desses 2.704 foram concluídos como positivos autóctones e 92 como positivos importados. 


A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Vanessa Luzia da Silva, disse que esses números ainda são baixos, porém, já é possível perceber um ligeiro crescimento com a chegada do calor e o início as chuvas. “Por isso a importância de atividades preventivas, para evitar epidemia nos meses mais críticos”, disse.


As equipes da V.E. já estão se dedicando ao trabalho de combate preventivo, ou seja, levantando o índice larvário para relacionar os locais com maior número de criadouros do mosquito transmissor e eliminá-los para evitar que os insetos eclodam e provoquem nova epidemia.   


Ainda segundo Vanessa, nesta sexta-feira, 11, estava marcada uma reunião de Sala Municipal de Controle de Arboviroses para discutir atividades a serem realizadas como medidas preventivas, que deverão ser iniciadas na semana estadual de mobilização contra as arboviroses que acontece de 21 a 26 de novembro. 


“É importante lembrar que as atividades de rotina, tais como aplicação de inseticida em casos positivos, bloqueio com eliminação de criadouros em áreas com casos suspeitos, visitas a pontos estratégicos e imóveis especiais continuam sendo realizadas, ininterruptamente”.


Além disso, as campanhas de conscientização sobre as medidas preventivas contra a dengue foram realizadas de forma maciça pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura nas redes sociais digitais do município, no site da Prefeitura e também nas mídias privadas da cidade como jornais, rádios, outdoor e sites.


Número de novos casos de dengue explode no Brasil
Levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde aponta que o número de casos de dengue no Brasil subiu quase 185% entre janeiro e outubro deste ano na comparação com o mesmo intervalo de tempo do ano passado, alcançando a marca de 1,3 milhão de notificações. Neste período, foram registrados 909 óbitos, número bastante expressivo. A doença, que pode levar a óbito, é transmitida pelo Aedes aegypti, que também é vetor da chikungunya, zika e febre amarela urbana.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para prevenir essas doenças, é preciso investir em medidas efetivas para controle do mosquito transmissor. A principal orientação é eliminar água parada em locais que podem se tornar criadouros. Além disso, o poder público conta com o Programa Nacional de Combate à Dengue (PNCD), que têm oferecido diretrizes para o enfrentamento das epidemias pelos estados e municípios, por meio de ações como a pulverização de áreas públicas com inseticidas, vigilância entomológica, ampliação do saneamento básico, entre outros. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS