A vereadora Andrea Moreto (Pode), em requerimento, questionou se a Prefeitura planeja instalar placas com nomes de ruas em diferentes regiões do perímetro urbano.
A vereadora explicou que há um grave problema de falta de placas indicativas com os nomes das ruas e logradouros públicos em toda a cidade. A ausência de placas tem causado dificuldades aos entregadores que não conseguem localizar os endereços para os quais precisam se dirigir.
Andrea Moreto falou sobre o requerimento: “É um problema de muitos anos. Funcionários novos dos Correios e moradores de outras cidades, que vêm fazer entregas no município, encontram essa dificuldade. Praticamente a cidade toda tem esse problema com placas, peço um olhar do Executivo voltado para esse problema porque vai ajudar muito”.
O vereador Riva Rodrigues (PP) comentou a propositura: “Se me permite, gostaria de fazer uma sugestão e incluir no requerimento para que o Conselho Municipal de Turismo busque parceria com a iniciativa privada. Nós nos lembramos da época quando tinham as placas e no meio, uma placa com o nome de uma empresa. Sabemos que isso tem um custo e não é baixo, tem o custo do poste, das placas, da pintura e da instalação”.
Moreto indagou se a Prefeitura pode elaborar um planejamento para instalar placas com os nomes das ruas e se o Departamento de Mobilidade Urbana finalizou o estudo do plano para substituir e instalar novas placas com a denominação de vias e logradouros da cidade. A pedido de Rivelino, também foi questionado se a Prefeitura poderia firmar parceria público-privada para custear a produção e instalação de placas de logradouros.
Vale lembrar que a falta de placas indicativas não é o único problema para os entregadores e para os visitantes. Também precisa-se corrigir grafias erradas e especificar os nomes dos bairros, principalmente os muitos bairros novos que surgiram em toda a cidade.
A Rua Aimorés, por exemplo, é uma importante via que atravessa dois bairros, o Jardim Paraíso e Jardim Paulista, mas em uma esquina a placa indica ao entregador que se trata da Rua “Amoires” e na próxima a placa mostra a grafia correta. A dúvida é inevitável. Na Rua Vinte e Quatro, esquina com a Rua Dezenove, ao lado do Estádio Municipal, a placa indica que se trata da Rua “Vinte Quatro”, verbete que não existe na língua portuguesa.