Quinta-feira, Novembro 28, 2024

Volume de campanha mostra grande diferença entre candidatos a presidente em Jales

Date:

Se depender do volume de campanha dos candidatos, o presidente Jair Bolsonaro (UB) deve ter uma vitória com ampla vantagem em Jales no próximo domingo, 2 de outubro. Não há sinal dos candidatos Ciro Gomes (PDT) ou Simone Tebet (MDB), e há pouco volume do candidato Luís Inácio Lula da Silva (PT). Somados ao presidente, os quatro são os mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais. Pelas ruas não se vê carros ou janelas adesivados nem bandeiras, e nas redes sociais não há menção ou há pouca lembrança dos candidatos nas páginas e perfis de correligionários e integrantes dos seus respectivos diretórios. Justiça seja feita, a absoluta maioria das manifestações favoráveis ao presidente também não vem de partidos da sua coligação, mas espontaneamente de populares e empresários que financiam adesivos, carreatas e bandeiras. Boa parte de forma disfarçada para não sofrer enquadramento da Justiça Eleitoral. É o caso das enormes bandeiras nacionais colocadas em carros e pick-ups indicando o voto em um dos candidatos. A Legislação Eleitoral só permite adesivos de até 0,5m nos veículos, com exceção do vidro traseiro que pode ser totalmente coberto com a propaganda. Porém, como a bandeira se trata de um símbolo nacional, dificilmente poderá ser enquadrado como campanha irregular. 


Apenas em grupos de Whatsapp é possível ver alguns poucos e isolados defensores da candidatura petista. Todos espontâneos, sem nenhum incentivo, financiamento ou ligação partidária. Sobre os outros candidatos nenhuma menção. É como se não existissem.


Também não se tem notícias sobre reuniões de campanha. Os deputados mais conhecidos da região e seus assessores ignoram a disputa nacional. No máximo, incentivam o voto para o Executivo estadual.


O QUE DIZEM OS PARTIDOS
O presidente do Diretório Municipal do MDB, José Devanir Rodrigues, (Garça) disse que a legenda está priorizando as campanhas para deputado, especialmente de Baleia Rossi e Edinho Filho, para deputado federal, e Itamar Borges para deputado estadual.


Segundo ele, os filiados estão liberados a votar em qualquer candidato, mas a impressão é que a maioria está inclinada a votar em Bolsonaro. “Eu tenho candidato. É a Simone Tebet, candidata do meu partido. Mas sinto que há muita gente que vai votar no Lula e na reeleição do presidente”. 


Já o presidente do Diretório Municipal do PT, o vereador Hilton Marques, garantiu que o partido está, sim, fazendo campanha, através de visitas e de distribuição de material impresso e adesivos. Porém, um volume significativo tem sido investido em redes sociais. “O nosso grupo nunca teve tanto volume como o dos outros, mas estamos com a nossa equipe fazendo campanha nas ruas, sim. Fazendo visitas e conversando com as pessoas, explicando a importância do voto e as propostas dos nossos candidatos. Pode não ter tanta visibilidade porque hoje em dia as campanhas estão muito concentradas nos últimos dias do período eleitoral e a estratégia mudou bastante, está focada nas redes sociais”.  


Não localizamos o representante da campanha de Ciro Gomes na cidade. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Justiça arquiva ação do Partido de Penariol contra A Tribuna

O juiz eleitoral da 52ª Zona Eleitoral de Jales,...

MP pede cassação e inelegibilidade de vereadora eleita

O Ministério Público Eleitoral de Jales está pedindo a...

9 a 1: Luis Henrique se consolida como maior liderança política do município

O prefeito Luis Henrique Moreira (PL) alcançou no último...

Eleição em Jales, apenas cinco urnas precisaram ser trocadas

O dia de votação em Jales transcorreu sem intercorrências...