Em visita de cortesia à redação do Jornal A Tribuna na tarde desta quinta-feira, 22, o candidato a deputado federal pelo MDB, Edinho Filho, disse que é a favor do voto distrital, sistema que favorece a eleição dos candidatos regionais. “Eu nasci em Santa Fé do Sul e acompanhei muito bem a história e o desenvolvimento desta região. O meu foco é o noroeste paulista, uma região que eu conheço, que eu tenho história e tenho um nome”.
Edinho Filho tem 39 anos, é advogado e filho do prefeito de São José do Rio Preto, Edinho Araújo. Nos últimos anos, ele atuou ao lado do então secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Itamar Borges, com quem faz dobradinha. Itamar é candidato a deputado estadual e Edinho Filho a deputado federal. Há quatro anos, os dois foram adversários na disputa ao parlamento estadual, mas agora, os cargos almejados são diferentes.
“Eu sou favorável ao voto distrital. Na última eleição foi exatamente o que não aconteceu. Perdemos muitos votos para candidatos de fora. Rio Preto não teve um deputado eleito. Nem estadual, nem federal. Mesmo com 344 mil eleitores. Mas acho que a gente passou essa mensagem (da necessidade de votar em candidatos regionais) porque é o deputado que vai brigar por você, vai atender a ligação das pessoas para buscar algum recurso ou um incentivo. Então eu acho que os eleitores vão acabar optando pelos candidatos locais”.
Edinho filho foi o responsável até junho deste ano pelo atendimento de 645 prefeitos do Estado de São Paulo como coordenador de ação regional da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento e se afastou do cargo para poder se candidatar a deputado federal. Entre as suas propostas estão lutar contra os graves problemas do nosso dia a dia, como desemprego, fome e inflação; buscar soluções para as questões que envolvem jovens, como a segurança, violência e as drogas, defender com toda a energia os direitos da mulher, a diversidade e o meio ambiente, lutar pelo SUS e pela educação pública de qualidade para todos, defender medidas urgentes de enfrentamento da crise climática provocada pelo aquecimento global, políticas públicas envolvendo a qualidade de vida humana e ambiental na agricultura.
Edinho Filho pretende apresentar projetos inovadores e sustentáveis para o Agro, incentivar o uso de tecnologia no campo para melhorar a produtividade, beneficiando desde o pequeno produtor e o grande negócio, defender mais recursos para o financiamento da agricultura familiar, lutar por mais investimentos em pesquisas laboratórios e estrutura de apoio para o Agro, além de dedicar a atenção especial à cultura da borracha, a pecuária e a citricultura, cadeias produtivas relevantes na região noroeste.
Edinho Filho estava acompanhado de um grupo de assessores, entre eles o empresário e ex-provedor da Santa Casa de Jales por quatro anos, Júnior Ferreira.
“O Edinho está vindo para fazer parte deste grupo que gosta da cidade e da região e sabe o que a nossa cidade precisa. Nós nos colocamos à disposição do Edinho Filho por acreditar na proposta dele, por acreditar na história do pai dele e na história que ele vai construir”, disse o empresário.
“O que nós vimos muitas vezes são pessoas que não têm compromisso com o nosso município e não sabem das nossas necessidades”, pontuou.