Questionado sobre a construção de um segundo viaduto sobre a linha férrea em Jales, durante a cerimônia de inauguração do viaduto “Delegado de Polícia Sebastião Biazi”, na manhã da última quarta-feira, 31 de agosto, o coordenador de relações governamentais da Rumo Logística, Marcelo Rodrigues, respondeu que a obra será iniciada “em breve”. O executivo, contudo, não quis revelar uma data específica.
O segundo viaduto foi confirmado pela Assessoria de Imprensa da companhia. A construção será erguida entre a Avenida Jânio Quadros e a Rua Osvaldo Cruz, ligando a região do Comboio ao Jardim Estados Unidos.
OBRA HISTÓRICA
Na quarta-feira, 31, a Rumo e a Prefeitura de Jales inauguraram o primeiro viaduto, considerado uma das obras de mobilidade urbana mais aguardadas pela população de Jales há décadas. O viaduto “Delegado de Polícia Dr. Sebastião Biazi” passa sobre a linha férrea na altura da Rua Arujá, ligando os bairros Jardim Paulista e Jardim São Gabriel. O trânsito foi imediatamente liberado e um comboio de viaturas, liderado por uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde, foi o primeiro grupo de veículos a passar pelo local, após o descerramento da placa de inauguração e o corte da fita inaugural. A sugestão foi do prefeito Luís Henrique Moreira, durante a cerimônia.
O comboio também era composto por viaturas da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e do Grupo de Operações Especiais (GOE), subordinadas à Delegacia Seccional de Polícia de Jales, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Ambiental de Jales. Os veículos fizeram um buzinaço em homenagem ao saudoso colega de trabalho.
O viaduto tem mão dupla para circulação de veículos e passarela para pedestres e substitui a passagem em nível sobre a linha férrea na Rua Maranhão. O novo viaduto tem uma alça de acesso que se inicia na esquina da Avenida Minas Gerais com a Rua do Lavrador, passa sobre a linha na altura da Rua Arujá, no Jardim Paulista, e termina na Rua Goiás, no Jardim São Gabriel. As obras começaram em março deste ano e a Rumo investiu cerca de R$ 7 milhões na construção.
Marcelo Rodrigues informou também que a passagem pela Rua Maranhão, local de inúmeros acidentes trágicos, será totalmente bloqueada. Do lado do Jardim São Gabriel será erguido um muro de 2,2 metros de altura no traçado das residências, e do lado do Jardim Paulista, serão construídos meio-fio e guia de sarjeta.
Além do executivo da companhia e do prefeito Luís Henrique Moreira, participaram da cerimônia de inauguração, a primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, a vice-prefeita Marynilda Cavenaghi Nacca, o presidente da Câmara Municipal, Bismark Kuwakino e vereadores, o gerente de relações institucionais e governamentais da Rumo, Rodrigo Verardino, e o especialista em relações governamentais da Rumo, Thiago Augusto Eloy.
Também estavam presentes a viúva do delegado de polícia homenageado com o nome da obra, Luzia Beijo Francisco Biazi, o irmão dele, Angelo Biazi, e o sobrinho Márcio.
Secretários, políciais civis, militares e federais que conviveram com Biazi, o delegado seccional de Polícia, Charles Winston de Oliveira, além de autoridades locais e regionais, representantes da sociedade civil, imprensa e moradores dos bairros adjacentes, beneficiados diretamente pela obra, também acompanharam o momento histórico.
Rodrigo Verardino agradeceu a todos que tiveram participação direta na entrega da obra, entre eles os colaboradores, a empreiteira responsável pela construção, que conseguiu antecipar a entrega e realizá-la sem intercorrências. “A inauguração desta importante obra é um ganho para todos que circulam aqui pela região. Melhora a mobilidade urbana da cidade e aumenta a segurança para os motoristas e pedestres, pois eliminamos o cruzamento em nível com a linha férrea. A operação ferroviária também ficará melhor, já que não existem mais riscos de colisão”.
Durante a sua fala, uma composição passou pelo local e acionou várias vezes a buzina para alertar as centenas de pessoas que estavam nas proximidades. Verardino então disse que provavelmente aquela seria uma das últimas vezes que os moradores ouviriam a buzina naquela passagem. “A partir de hoje o maquinista só precisará acionar a buzina em caso de risco concreto”.
Segundo o prefeito Luís Henrique, “esta é uma obra esperada há décadas pela população, existia um clamor popular muito grande para que esse viaduto fosse construído e hoje ele é uma realidade e se torna uma obra que entra para a história de nossa cidade. Estou honrado e muito feliz de poder, junto da população, realizar esse sonho, entregar com a Rumo esta obra que vai melhorar a trafegabilidade, reduzir consideravelmente o índice de acidentes neste local onde tantas pessoas já perderam suas vidas, melhorar significativamente o trânsito das vias municipais e contribuir também para a eficiência da ferrovia, além de proporcionar a redução no acionamento das buzinas dos trens. No entanto, esse é um procedimento essencial de segurança. Este primeiro viaduto é uma conquista de Jales, dos jalesenses. Muito do que Jales é hoje nós devemos à ferrovia. Na história do Brasil, os corredores do desenvolvimento estão no entorno das malhas viárias. E foi assim também com nossa cidade”, ressaltou.
O prefeito ainda falou sobre a justa homenagem prestada ao delegado Dr. Sebastião Biazi, que dá nome ao viaduto. “Não poderíamos fazer uma homenagem mais justa. A Câmara Municipal, a Rumo, os vereadores que fizeram a indicação inicial foram de uma grande felicidade ao colocar o nome Viaduto Delegado de Polícia Dr. Sebastião Biazi nessa obra. Alguém grande que fez uma história linda como esposo, pai, cidadão, profissional, tinha que ter um reconhecimento à altura”.
A viúva do delegado, Luzia Beijo Francisco Biazi, que recebeu flores da primeira-dama Alziane Rossafa Moreira, agradeceu pela homenagem. “É com imensa gratidão, que eu Luzia, meus dois filhos Fernando e Gustavo e todos os familiares, aqui representados pelo meu cunhado Angelo e meu sobrinho Márcio, agradecemos à concessionária Rumo, ao prefeito Luís Henrique, à vice Marynilda e aos vereadores que fizeram com que essa homenagem fosse hoje eternizada. Meu marido continuará vivo em nossos corações”.
Bismark Kuwakino destacou a relevância do viaduto: “Sabemos que não se faz nada sozinho, em conjunto, os objetivos viram realidade. Esse viaduto vai melhorar muito a mobilidade da cidade e prevenir acidentes que ocorriam na passagem de nível. Essa é mais uma conquista importantíssima para a cidade de Jales”.
Os vereadores Deley Vieira (DEM), João Zanetoni (PSD), Riva Rodrigues (PP), Andrea Moreto (Pode), Carol Amador (MDB), autora do PL que denominou o viaduto, Elder Mansueli (Pode) e Bruno de Paula (PSDB) também prestigiaram a cerimônia.