O ex-deputado estadual Arthur do Val, conhecido como “Mamãe falei”, fez uma parada em Jales nesta sexta-feira, 22, durante uma viagem de campanha para a Assembléia Legislativa de São Paulo, chamada de Turnê São Paulo. Ele concedeu entrevista ao InteriorCast, podcast no Youtube apresentado por Franley Machado e Matheus Garcia, e conversou rapidamente com a reportagem de A Tribuna.
Do Val continua sem os direitos políticos que foram suspensos até 2030, por isso, não vai se candidatar (desta vez). Ele foi cassado pelos seus colegas deputados em abril deste ano, depois que falas suas recheadas de conteúdo sexista sobre refugiadas ucranianas foram divulgadas pela imprensa.
O objetivo da Turnê São Paulo era divulgar o nome do seu colega de MBL, Renato Battista, que é candidato a deputado estadual. A dupla passou por várias cidades do interior, entre elas, Araçatuba, Rio Preto e Franca, além de Jales.
O rápido bate-papo com A Tribuna, Arthur e Renato ratificaram o posicionamento contra o presidente Bolsonaro (PL) e sua família, mas também contra o ex-presidente Lula (PT). “Eu vou votar nulo”, disseram quase em coro. “A gente enfraquece a representatividade dele”, justificou Do Val.
Arthur do Val e Renato Battista declaram que serão “nem Haddad nem Tarcísio”, inclusive tendo feito manifestações públicas com essa bandeira. Para ambos, apesar de não ser o candidato ideal, a preferência é por Rodrigo Garcia, classificado como “menos pior”. “O MBL não é um movimento anti. Isso é uma consequência daquilo que a gente defende. Temos uma agenda propositiva”, disse.
“Fomos a favor do impeachment da Dilma e somos contra a candidatura do Lula agora, só que o Bolsonaro se apropriou dessas pautas, disse que era um governo liberal na economia, que ia combater a corrupção e traiu todas essas pautas”.
O ex-deputado disse que os eleitores precisam estudar com mais profundidade os candidatos em quem pretendem votar e ressalvou que os youtubers, como ele, ou as personalidades da TV, do rádio e das redes sociais vão continuar a se candidatar e a receber votos em grande quantidade.
Auto-declarado defensor de ideias liberais, Arthur usa o seu canal no Youtube, “MamãeFalei” para difundir a ideologia entre seus seguidores. Em abril de 2022, o canal contava com 2,7 milhões de inscritos.
Foi eleito pelo DEM e inicialmente apoiou o presidente Bolsonaro, mas em meados de 2019 retirou seu apoio e adotou posturas mais duras contra o político a quem chama de ladrão e corrupto. Foi candidato à prefeitura da cidade de São Paulo em 2020, terminando a eleição (primeiro turno) em quinto lugar.
EMPREGO PÚBLICO
Em sua página no Linkedin, Renato Battista relata que trabalha há mais de 5 anos no setor público, ocupou funções de chefia na Câmara Municipal de São Paulo e na Assembleia Legislativa. Trabalhou como estrategista do partido NOVO em 2016. Foi eleito para presidir o partido Patriota 51 na cidade de São Paulo no biênio 20-22.
Na página da ALESP, o candidato consta como ex-ocupante de cargos comissionados no gabinete do amigo Do Val, onde foi assessor especial parlamentar e assessor chefe de gabinete de liderança até 2021. Em outubro daquele ano, seus vencimentos foram de R$16.277,07.
Seguindo a cartilha da doutrina direitista, Renato e Do Val disseram que são contra o financiamento público de campanha, que consideram ser fonte de corrupção. “Quem quiser se candidatar tem que fazer como nós que criamos uma vaquinha virtual para arrecadar dinheiro e recebemos doações de dez reais e até de mil”.