Balanço do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgado pelo Governo Federal nesta sexta-feira, 29 de abril, mostra que Jales fechou 73 vagas de trabalho em março. Foi o pior resultado para o mês de março desde o início da pandemia, no começo de 2020. Em março de 2021, apesar do saldo ter sido negativo, o mês registrou cerca de metade das demissões deste mês, fechando 39 postos de trabalho. Em 2020, o saldo foi positivo e o mercado de trabalho terminou o mês com 9 vagas a mais. O Cagec registra apenas a movimentação dos empregos com carteira assinada e não abrange o mercado informal e os autônomos.
O Comércio contribuiu consideravelmente para o expressivo resultado negativo. O setor fechou nada menos que 53 vagas em março, seguido pela Indústria que fechou 13, Serviços, que fechou 5, e Construção com 4 vagas a menos. Exceção à Agropecuária que fechou o mês com duas vagas a mais.
TRIMESTRE
No balanço anual, Jales teve 1.128 admissões e 1.183 demissões, resultando num saldo negativo de 55 postos de trabalho a menos desde o início do ano.
Apesar de ter sido o responsável por quase a totalidade das demissões em março, o Comércio continua sendo o setor que mais emprega em Jales. Atualmente 4445 pessoas tiram o seu sustendo de empregos com carteira assinada em estabelecimentos comerciais localizadas em Jales. Outros 3.940 trabalhadores se sustentam em empregos na Indústria; 135 na Construção e 142 na Agropecuária.