Durante o espaço destinado às “explicações pessoais”, no fim da Sessão Ordinária de segunda-feira, 7 de março, o vereador Rivelino Rodrigues, secretário da Mesa Diretora da Câmara de Jales fez um desabafo: “Tem muita gente torcendo contra, mas tenho uma má notícia pra vocês: Jales vai dar certo!”.
Ele tinha acabado de mencionar a liberação de algumas emendas parlamentares, especialmente a intermediada pelo deputado Fausto Pinato (do seu partido) no valor de R$ 2,5 milhões para recapeamento
“Algumas pessoas estão extrapolando, fugindo do limite do que pode ser tolerado de bom senso. Não sei se é pra humilhar alguém ou são pessoas que torcem para as coisas darem errado. Tem um empresário aí que posta vídeo todo dia, não sei pra quê isso. Outro dia, ele reclamou da poeira [do recape]. Acho que tem que reclamar mesmo, mas tem que esperar vir a benfeitoria, terminar a obra. As coisas não acontecem no estalar de dedos”.
Riva relatou uma conversa que teve com um empresário do ramo de construção civil que também atua na área de recapeamento asfáltico, na qual o homem contou que a Petrobras está retendo a entrega do material betuminoso necessário para a confecção do piche até que os valores sejam reajustados.
“A própria Petrobras está se negando a entregar a emulsão alfástica enquanto não houver o reajuste. Então teria que ter uma intervenção até do governo federal. Este ano, e somente neste ano, já subiu três vezes. É um absurdo porque as empresas não têm como estocar esse produto, só tem um fornecedor e eles estão aumentando o preço quase que quinzenalmente. Esse empresário me disse que o reajuste estava previsto para 1º de março e ele tentou mandar um caminhão para carregar poucos dias antes e a distribuidora se negou, dizendo que só poderia ir depois do dia 1º para ter que pagar preço novo”.
Segundo ele, algumas pessoas, que ele não identificou, estariam usando o atraso na chegada da massa asfáltica para acusar a administração de mentir.
“Se duvida, é só verificar o que está acontecendo. Isso nos deixa extremamente magoados e aborrecidos porque estamos fazendo a nossa parte. Nós vereadores estamos indo atrás de recursos, o prefeito, a vice-prefeita e as coisas estão acontecendo, agora tem pessoas que não querem entender. Não querem, porque não são imbecis, são minimamente letradas e cultas”.
E enviou um recado: “Estão torcendo para dar errado, mas não vão conseguir fazer dar errado porque o município de Jales vai dar certo. Nós vamos fazer dar certo. A administração vai fazer dar certo. Por mais pessoas negativas que tenha, essas pessoas são em menor quantidade e, acima de tudo, precisam rever os seus conceitos. Vamos ver o que vai acontecer e o que essas pessoas vão dizer no dia que o asfalto estiver pronto”.
Sem citar nomes, mas se dirigindo a um vereador, Riva disparou: “Igual ao outro que se deitou no buraco lá no bairro dele pra tirar foto e colocar nas redes sociais. Maravilha! Tem que reclamar mesmo porque pagamos impostos, só que enquanto políticos, temos que ir atrás de recursos e não ficar fazendo coro nas piadinhas que o pessoal anda fazendo. Nós estamos fazendo diferente. Estamos batendo de porta em porta para pedir verba para a cidade. É isso que tem que fazer e não ficar achincalhando e torcendo para as coisas darem errado”.