Um novo público começou a ser vacinado contra gripe influenza (H1N1) na quinta-feira, 13 de maio, em Jales: idosos a partir dos 60 anos e professores. A ação faz parte da segunda fase da campanha que teve início no mês de abril.
Mulheres grávidas, puérperas (45 dias após o parto), crianças de 6 meses a 6 anos incompletos e profissionais de saúde, pessoas pertencentes a primeira etapa, também continuam recebendo a imunização.
A vacina está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, para quem possui veículo no sistema drive-thru da Igreja Batista (Av. Paulo Marcondes), e para pedestres no CIEVI (Rua Montana, 670 – Jardim Estados Unidos) e Centro Pastoral (Rua 14, 2741 – Centro). A ressalva é para as crianças de 6 meses a 6 anos incompletos que vão receber a dose do imunizante apenas nas unidades de saúde do município que possuem sala de vacina. É necessário apresentar a caderneta de vacinação e o cartão SUS.
As unidades com sala de vacinação são o Núcleo Central de Saúde (Jd. Monterey); ESF Getúlio de Carvalho (Arapuã), ESF Luís Ernesto Sandi Mori (Jacb); ESF Zilda Arns Neumann (Novo Mundo); ESF Ozil Joaquim Resende (Jd. Municipal); ESF Setuo Suetugo (Jd. São Jorge); ESF Shigueiro Kitayama (Cohab Roque Viola); ESF Francisco Xavier Rego (Paraíso).
Segundo especialistas, a vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento de pandemia, auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para Covid-19. Como também não existem estudos da aplicação conjunta da vacina contra a Covid-19 e a da gripe, a recomendação do Ministério da Saúde é que exista um intervalo de 14 dias entre a aplicação dos dois imunizantes.