Dois prefeitos da região morreram nesta semana em dois dias. Um perdeu a luta contra a Covid-19 e outro sofreu um trágico acidente de carro quando voltava de um compromisso oficial.
O prefeito de Dirce Reis, João Carlos Rainho, de 49 anos, morreu na tarde da quarta-feira, dia 7, após complicações da Covid-19. Ele é o sétimo prefeito do interior do estado de São Paulo que morre em consequência da Covid.
Rainho foi diagnosticado com a doença há duas semanas e estava internado no Hospital de Base de São José do Rio Preto desde o dia 19 de março, onde precisou ser intubado. Antes, ele ficou internado na Santa Casa de Jales.
João Carlos Rainho era filiado ao PSDB e foi eleito com 900 votos (64,33% dos votos válidos) em 2020. O segundo colocado, professor Marcelo (PSB) obteve 270 votos (19,30%), enquanto o terceiro candidato recebeu 229 votos (16,37%).
Desde que João Carlos precisou ser internado em Rio Preto, o cargo de prefeito passou a ser ocupado pelo seu vice, Roberto Carlos Visoná, que agora assumirá definitivamente o Executivo do município de pouco menos de 2 mil habitantes. Visoná já foi prefeito da cidade no período 2013-2016 e perdeu a reeleição para Euclides Scriboni, o Cridão.
ACIDENTE
No dia anterior, o prefeito de Américo de Campos, Carlos Roberto Acchiles (Cidadania) morreu em um acidente de trânsito, na vicinal Félix Garcia Sanchez, entre Cosmorama e Américo de Campos.
Segundo o jornal Diário da Região, que obteve informações com a Polícia Militar, o chefe do Executivo, retornava de uma viagem a Campinas, com um Fiat Toro, da Prefeitura, acompanhado do assessor, Emerson Aparecido Biro. Por motivos a serem apurados, Acchiles perdeu o controle e capotou com o automóvel, caindo logo em seguida em uma ribanceira.
De acordo com a polícia, no momento do acidente chovia muito. Ainda segundo a PM, o prefeito foi resgatado e levado pelo Corpo de Bombeiros de Tanabi para a Unidade de Saúde Básica (UBS) de Cosmorama, onde não resistiu e morreu. Já o seu assessor foi encaminhado com ferimentos leves para a Santa Casa de Votuporanga.
Nascido em Guaimbê (SP), Carlos Roberto Acchiles tinha 61 anos, era casado e tinha duas filhas e netos. Aposentado, ele estava em sua segunda gestão no município de pouco menos de 6 mil habitantes. Antes de vencer os pleitos, Acchiles já havia concorrido, pela mesma sigla (até então PPS) em 2012, perdendo por apenas sete votos para a ex-prefeita Maria Villar (PP). Acchiles também foi vice-prefeito, entre 2005 e 2012, na chapa de César Gil (PR/PL). Com a morte do titular, o vice Naldinho Rodrigues (Cidadania) assumirá o cargo de prefeito de Américo de Campos.