A administração da Santa Casa de Jales tem percebido que a cada dia que passa, a faixa etária dos pacientes internados no hospital para tratamento da Covid-19 estão mais jovens e chegam em estado mais grave. Atualmente há, na UTI da Santa Casa, pacientes entubados com idade a partir de 20.
Essa é a consequência mais aparente da falta de cuidados dos jovens, que costumam se reunir mais e participar mais de festas e eventos, ainda que clandestinos. Além disso, a queda na faixa etária pode estar ligada à disseminação de informações falsas sobre uma suposta imunidade dos jovens, que dão a falsa impressão de que a doença só acomete pessoas de idade mais elevada.
“Temos pacientes com idade a partir de 20 anos internados, então a gente percebeu que dessa vez, a idade dos pacientes está menor. Esses pacientes estão chegando bastante graves no hospital e o estado deles tem se agravado com muito mais rapidez lá dentro”, disse o gerente administrativo da Santa Casa, Rafael Carnaz Prado, em entrevista para a rádio antena 102.
Na mesma entrevista, o provedor Carlos Toshiro Sakashita disse que essa nova onda não vai ser tão curta quanto à primeira. “A gente percebe que são jovens que estão sendo infectados e passando por necessidade ainda maior que os idosos. A gente fica muito triste que os jovens não tenham percebido que a situação é preocupante para eles também”, disse o provedor.
Outro agravante é que além de reduzir a faixa etária, o tempo de internação tem aumentado, o que também dificulta a abertura de novas vagas.
As afirmações são endossadas pelos números do Boletim Epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Jales no mesmo dia. Nada menos que 30 exames tiveram resultados positivos. Eram uma criança de nove anos, duas mulheres de 21 anos, de 39, duas de 40, 42, 45, 46, 50, 56, 59, 66 (duas), e a mais velha de 72 anos; além de homens de 18, 22, 23, 24, 26, 27, dois de 29, 31, 38, 43, 44, 53, 61 e o mais velho de 63 anos.
No dia anterior, segunda-feira, quando o boletim abrange também o sábado e domingo, os registros abrangiam 79 exames positivos. Entre eles, uma menina de 12 e duas de 14 anos; mulheres de 19, 20, 22, 23, 24 (duas), 25, 26 (duas), 28 (duas), 29, 31, 32 (duas), e homens de 21 (três), 23, 24 (dois), 27 e 29 anos.
Com a Santa Casa de Jales lotada, pacientes aguardam UTI internados na UPA
A situação de Jales está chegando ao mesmo ponto dramático verificado em outras cidades do país. Sem vagas para novas internações na UTI e na enfermaria da Santa Casa (hospital de referência para 16 municípios da região de Jales), os pacientes que buscam atendimento são acomodados em locais improvisados. Há informações de que pacientes tiveram que ser transferidos para a baixada santista e para a região de Taubaté.
Para amenizar a situação, o Consirj (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Jales) autorizou a internação de pacientes na UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento). O procedimento vinha sendo feito desde a semana passada e na quarta-feira, 10, havia três pacientes entubados na unidade. Eles aguardavam por vagas na rede hospitalar, mas a CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) não encontrava espaço.
A UPA tinha nove pacientes internados com problemas respiratórios. Sete testaram positivo para Covid-19 e outros dois aguardavam o resultado de seus exames.
O diretor administrativo do Consirj, José Roberto Pietrobom disse á Rádio Assunção que, se algum paciente precisasse de intubação na unidade naquela data, não haveria o que fazer.