A terceira edição do Encontro de Produtores Rurais de Jales levou para o salão da Escola Vocacional cerca de 150 produtores de 15 cidades diferentes da região, na quinta-feira (20). O evento, realizado pelo Sebrae-SP, em parceria com o Sindicato Rural de Jales, Associação Comercial e Industrial de Jales (Acij), Prefeitura de Jales, SENAR-SP, Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), e Unidade Móvel do MS, levou capacitações sobre endividamento rural e internacionalização de frutas aos empresários do campo.
Durante o encontro, o advogado de Votuporanga, Celso Penha Vasconcellos, falou sobre os riscos do endividamento rural para os empreendedores, além de destacar meios para que o produtor não tenha riscos financeiros durante as suas safras no ano.
“O endividamento rural é um dos assuntos da atualidade que tem atingido não só os empresários rurais, mas os empresários de uma maneira geral. Passamos para esses participantes o que é e como evitar esse endividamento rural”, destacou Celso Penha.
Já Jorge de Souza, diretor técnico da Associação Brasileira de Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas), vindo direto de Brasília, falou sobre a internacionalização das frutas e destacou como o produtor da região pode se destacar no mercado de exportações a nível mundo.
“O objetivo de vir aqui e fazer essa apresentação é de justamente quebrar esse paradigma de que pelo fato de estar longe do litoral ou de outras opções de logística que não podem participar do ciclo virtuoso da fruticultura e exportação. Isso é possível, nós temos vários exemplos no Brasil de regiões que tem uma localização semelhante do Noroeste Paulista e que exportam hoje em regiões que mudaram o seu nível de desenvolvimento após as exportações”, disse ele.
Jorge também destacou os primeiros passos para os produtores rurais regionais iniciem na exportação. “Na verdade, basta querer e através da união, do cooperativismo, da ajuda do Sebrae é muito possível sim que esses produtores comecem a exportar suas frutas para o resto do mundo. Todo mundo quer comprar frutas do Brasil”, completou Jorge.
O gerente regional do Sebrae-SP, Marcos José Amancio, destacou a importância do evento para o fortalecimento do setor agrícola na região. “Nosso objetivo com esse encontro é levar conhecimento estratégico aos produtores rurais, auxiliando na modernização e sustentabilidade de seus negócios. O setor agropecuário é um dos pilares da economia regional e, com capacitação e inovação, podemos torná-lo ainda mais competitivo no cenário nacional e internacional.
Ainda no evento, produtores rurais da região de Palmeira d’Oeste e Fernandópolis estiveram presentes expondo os produtos que foram cultivados em suas propriedades e puderam participar de capacitações promovidas por uma unidade móvel sobre o processamento de produtos agrícolas.
ALI Rural
Durante o encontro, o Sebrae-SP mostrou aos produtores presentes os resultados alcançados pelo Programa Agente Local de Inovação (ALI) durante o último ciclo. Estiveram presentes os agentes que atenderam os empresários do campo durante os últimos oito meses nas 57 cidades que fazem parte do Escritório Regional de Votuporanga.
O Programa ALI é destinado para agronegócios que buscam inovação e desenvolvimento sustentável. Durante o programa, o Agente Local de Inovação realiza um diagnóstico, apresenta soluções, acompanha a aplicabilidade realizada pelo produtor rural e mensura os resultados por meio do aumento do faturamento ou redução dos custos.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Jales, José Candeo, a iniciativa fortalece o setor agrícola da região. “Esses encontros são fundamentais para que os produtores estejam sempre bem informados e preparados para enfrentar os desafios do mercado. O conhecimento é a chave para a inovação e o crescimento sustentável do agronegócio”, afirmou.
Para a coordenadora do SENAR em Jales, Lidiane Lopes, “é de grande valia esses encontros porque o Sindicato e o SENAR fortalece laços com os produtores rurais, e pensando nisso podemos traçar planejamentos, levando a esses produtores conhecimentos através de capacitações com cursos e programas, portanto é muito válido esses eventos”, finalizou.
O encontro foi encerrado a noite com momento de confraternização entre os participantes com jantar oferecido pelo Sindicato Rural de Jales, permitindo a troca de experiências e a formação de novas parcerias.
Sindicato Rural e Sebrae-SP realizam Encontro de Produtores Rurais em Jales
Date: