Quarta-feira, Janeiro 22, 2025

Romaria Diocesana volta a mostrar a vitalidade da devoção a Maria 

Date:

Apenas no segundo ano depois da interrupção imposta pela pandemia do novo coronavírus (2020 e 2021), os católicos de toda a região voltaram a dar uma grande demonstração de vitalidade da fé na 39ª Romaria Diocesana. Milhares de fiéis de toda a região noroeste, especialmente dos 45 municípios e 200 comunidades que compõem a Diocese de Jales, participaram da tradicional caminhada em direção à Catederal Nossa Senhora da Assunção, onde participaram de uma celebração eucarística em louvor a padroeira.

Mais de 150 peregrinos iniciaram a 39ª Romaria na sexta-feira, 18 de agosto, na Capela Nossa Senhora da Assunção, no bairro do Clone, em Rubinéia, com a 6ª Caminhada da Fé. O grupo reuniu participantes de vários municípios, percorrendo um percurso que passou por cidades e capelas rurais.

Não houve contagem do público participante, mas uma filmagem da passagem dos romeiros pela Avenida João Amadeu durou 11 minutos, o que dá uma ideia da quantidade de pessoas que acompanharam a imagem de Nossa Senhora da Assunção.  

As edições de 2020 e 2021 tinham sido realizadas dentro dos limites impostos pelas restrições sanitárias da pandemia de Covid-19, com a participação reduzida, carreatas e celebrações transmitidas pelas rádios e mídias sociais, incluindo a comemoração dos 60 anos da Diocese de Jales, em 2020.

No ano passado, a 38ª Romaria Diocesana de Jales voltou a ser realizada presencialmente com a participação dos fiéis de toda a Diocese, que já demonstravam, naquela ocasião, o desejo de estar em companhia de Maria.

Este ano, a Igreja também comemorou os 63 anos de instalação da Diocese, com uma novena (de 11 a 19 de agosto) e uma quermesse nos dias 19 e 26 de agosto. O tema da Romaria Diocesana foi “Cristo nos alimenta para a vida plena”, que condiz com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano sobre a fome, cujo lema é “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Em sua omilia na celebração eucarística na Praça da Catedral, o bispo diocesano, Dom Reginaldo Andrietta, falou sobre o sentido da caminhada. “É Cristo que nos alimenta para a vida plena e é Ele que nos alimenta em cada momento em que nos sentimos frágeis. Se buscamos n’Ele a força, nos nutrimos n’Ele. Repleta do amor de Cristo está a Catedral e está a praça. Ele se mostra como fonte de vida em plenitude. Somos um povo que caminha e Maria caminha conosco, ensinado-nos a caminhar sempre mais unidos”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Reforma da Catedral Diocesana começa em 2 de fevereiro

Celebrando o Jubileu de Ouro da Catedral de Jales...

Viaduto da Rua Dois vai ser inaugurado no dia 7 de janeiro

O segundo viaduto sobre a linha férrea em Jales...