Foi um grande sucesso de adesão a primeira semana do projeto Jales + Limpa que teve início na manhã da segunda-feira, dia 7 de fevereiro. O objetivo da Prefeitura de Jales, por meio das secretarias municipais de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, de Desenvolvimento Urbano, Infraestrutura e Mobilidade Urbana e de Saúde, nesta primeira etapa, é recolher resíduos volumosos retirados pela população dos quintais e interior de suas residências, deixar a cidade mais limpa e ainda contribuir para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.
Já no primeiro dia foram retirados mais de 25 caminhões de resíduos que estavam armazenados nos quintais das casas e colocados nas ruas pelos moradores. Na primeira semana do projeto foram contemplados os bairros do Setor 1: Monte Líbano, Jacb I e II, Nova Jales I e II, Alvorada, Jardim Arapuã, Cohab Arapuã, Jardim Zaffani, Jardim Ipiranga, João Batista Colodetti, Pedro Nogueira, Vila Mariana, Maria Gabriela, Santo Expedito e Bela Vista, na segunda e na terça-feira e Chácara Alto do Marimbondo, Subida Preta, Residencial Duana, Jardim Nossa Senhora Aparecida da Boa Vista, Vila Maria, Jardim Paulo VI, Novo Mundo, Jardim Brasília, Jardim Ana Cristina, Jardim Samambaia, Jardim Aclimação, Jardim Estados Unidos, Distritos Industriais II e III, Jardim São Gabriel e o Centro de Jales na quarta e quinta-feira.
O projeto Jales + Limpa chamou a atenção da TV Tem, emissora afiliada da Rede Globo, que esteve em Jales na terça-feira, fazendo transmissão ao vivo para o Bom Dia Cidade.
Até a quinta-feira, dia 10, o Jales + Limpa havia recolhido quase 64 toneladas de restos de madeira e móveis velhos, descartados pela população. “Nosso projeto continua, e como o material está sendo recolhido por máquinas pás-carregadeiras, pedimos que sejam depositados nas ruas e não nas calçadas, para que a máquina tenha acesso e possa efetuar a retirada dos móveis velhos ou restos de madeira. É importante que a população saiba e tenha consciência que de material oriundo de restos da construção civil e de podas de árvores não serão recolhidos por equipes deste projeto Jales + Limpa”, disse a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Sandra Gigante.
O secretário municipal de Comunicação, Douglas Zílio, ressalta que os moradores serão informados com antecedência sobre a data em que os bairros serão atendidos, para que possam fazer a separação dos resíduos para que sejam recolhidos. “Estamos publicando com antecedência no Facebook e Instagram, no site www.jales.sp.gov.br, enviando para a imprensa os cronogramas e circulando carros de som nos bairros que serão contemplados. Tudo isso com antecedência para que o maior número de pessoas tenha acesso às informações”.
O prefeito Luís Henrique disse estar satisfeito com o resultado obtido na primeira semana. “Queremos oferecer condições para que a população mantenha as residências limpas, evitando assim o acúmulo de materiais que necessitam de descarte correto, principalmente no início de ano, quando costuma aumentar a proliferação do mosquito transmissor da Dengue e outras doenças. Pedimos para que a população se atente à programação e continue aderindo a este projeto tão importante”.
Programação de 11 a 18 de fevereiro
A programação do projeto Jales + Limpa continua. Nos dias 14, 15 e 16, será a vez dos bairros do Setor 3: Big Plaza, Cohab Dercílio Joaquim de Carvalho, Cohab Santo Hernandes Argentina, Cohab Roque Viola, Jardim Paulista, Vila Nossa Senhora Aparecida, Jardim Paraíso, São Judas Tadeu, Vila União e Jardim Romero.
Já nos dias 17 e 18, serão contemplados os bairros Jardim Monterey, Chácara Bairro do Aeroporto, Jardim Municipal, Cohab Renascer, Jardim Tropical, Cohab Nelzia Stelutte, Residencial Honório Amadeu, Jardim do Bosque, Distrito Industrial I e Parque das Flores.