Na manhã da terça-feira, dia 25 de julho, o prefeito Luís Henrique Moreira e diversas autoridades e lideranças jalesenses participaram de uma reunião online agendada pelo vereador Hilton Marques, para reforçar junto ao Ministério da Educação, a instalação de um Campus Presencial do Instituto Federal em Jales. O reitor geral do IFSP, professor Silmário Batista dos Santos, o assessor da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, Orlando Magalhães da Cunha, representando o secretário Getúlio Marques Ferreira e o diretor da Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Marcelo Bregagnoli participaram da reunião.
De Jales, além do prefeito Luís Henrique, participaram o chefe de gabinete José Angelo Caparroz Vieira, o vereador Hilton Marques, o bispo Dom Reginaldo Andrietta, o juiz federal dr. Roberto Lima Campelo, o promotor de justiça dr. Horival Marques de Freitas Júnior, a presidente da Associação Comercial e Industrial de Jales (ACIJ), Elaine Borges Bernardes, o advogado Carlos Alberto Expedito de Brito Neto, a presidente Lions Clubes de Jales, Maria Helena Stelluti Voltera, o presidente da Associação dos Engenheiros da Região de Jales, Jamil Atihe Junior, o representante da Loja Maçônica Terceiro Milênio de Jales venerável mestre Carlos Eduardo Borges, o presidente da APCD – Associação Paulista Cirurgiões Dentistas da região de Jales, dr. José Vieri, a presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Jales, Maria Ramires, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jales, Alexandre Alves Rensi, entre outras lideranças.
Durante a reunião, o prefeito Luís Henrique falou sobre a importância da conquista de um campus presencial do IFSP em Jales.
O reitor geral do IFSP, professor Silmário Batista dos Santos, lembrou que esteve em Jales para realizar uma visita técnica em março de 2015, quando ocupava o cargo de diretor geral de Infraestrutura e Expansão do Instituto Federal de São Paulo e visitou as instalações do prédio do antigo CAIC, no Jacb, onde está instalado o Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), local onde poderia ser instalado o campus, caso a conquista se concretize.
O espaço é considerado apropriado pelo prefeito Luís Henrique, já que conta com blocos didáticos, refeitório e amplo para adequações.
O vereador Hilton Marques conduziu a reunião, falando sobre a importância desta instituição para o município de Jales, resgatando um pouco da história desta luta diante ao MEC e também ao próprio Instituto Federal, onde também abriu a palavra para todos que pudessem fazer uso e falar da importância desta instituição. Marques frisou também que o prédio que abriga o polo da UAB/Jales (Universidade Aberta do Brasil) possui 17 mil m², contando ainda com um terreno livre ao lado com mais de 8.600 m², ideal para ampliações que se fizerem necessárias.
“Durante a reunião conseguimos expor novamente a necessidade regional da instalação de um campus presencial do IFSP e o apoio da comunidade objetivando viabilizar a instalação do Instituto Federal em Jales”, destacou o prefeito.
O chefe de gabinete José Angelo Caparroz frisou que em março de 2021 participou de uma reunião onde o reitor Silmário Batista dos Santos manifestou a vontade da reitoria de expandir o IFSP e que Jales possui grande potencial nesta luta.
Antes de finalizar a reunião, o prefeito Luís Henrique colocou o município a disposição e se propôs a agendar uma reunião com a presença de prefeitos e lideranças da região, “para juntos unirmos forças nessa luta tão importante”.