O Colégio Anglo de Jales realizou no dia 31 de agosto, mais uma edição da Ação Kids. A exposição de trabalhos e apresentações musicais marcaram a noite de quinta-feira. No projeto deste ano, foi desenvolvido com os alunos da educação infantil ao ensino fundamental I o tema: “Um Giro Pelo Mundo”.
Durante o mês de agosto, alunos e professores ‘giraram pelo mundo’ através de leituras, pesquisas, músicas, culinárias, lendas, contos, festas e festivais, brinquedos e brincadeiras. Estudaram diferentes países e culturas e viram a beleza da diversidade, percebendo que outros lugares do mundo apresentam semelhanças e diferenças em relação ao nosso Brasil e a nós brasileiros.
Em cada fase da educação foi trabalhado um tema. No ensino infantil, os pequenos vivenciaram as “Lendas e Contos ao redor do Mundo”. O 1º e o 2º ano do ensino fundamental adentraram as “Festas Típicas e Festivais dos Mundo”. Os “Brinquedos e brincadeiras das crianças do mundo” foram estudados pelos alunos do 3º ano e “Escolas do Mundo, Sensibilização para as semelhanças e diferenças ao redor do mundo” foi tema trabalhado com os alunos do 4º e 5º ano.
Segundo a gestora do Anglo de Jales, Élida Maria Barison da Silva, com o tema deste ano do Anglo Kids, “Um Giro pelo Mundo”, os alunos aprenderam que não há povo ou cultura superior ou inferior, atrasada ou adiantada. Aprenderam que há povos, culturas diferentes e que todas merecem respeito e consideração. Aprenderam que há diversidade cultural, “mas há algo que é igual em todos nós, independente do país onde moramos, do jeito que vivemos. Somos iguais porque girando pelo mundo encontramos seres humanos, gente. Nossa humanidade nos une, nos identifica, nos torna únicos”, concluiu Élida.
Ação Kids tem como objetivo respeitar e compreender o trabalho coletivo, promover discussões e estudos sobre o tema proposto, envolver as famílias na proposta, estender a toda comunidade escolar os conhecimentos adquiridos e as produções das crianças, promover trabalhos pedagógicos, registrar todo o processo através de relatórios do professor, desenhos das crianças, fotos e ou filmagens e demonstrar à comunidade escolar os resultados das pesquisas, através de exposições.