Domingo, Abril 20, 2025

Jales chega a 302 óbitos e 15 mil casos de Covid

Date:

A semana começou com uma péssima notícia na área de saúde: o Boletim Epidemiológico divulgado pela Vigilância Sanitária do Município de Jales na última segunda-feira, 30 de maio, informava que o óbito de um homem de 59 anos, na noite de sábado, na Santa Casa de Jales, era o de número 300 em decorrência da Covid-19 na cidade. No dia 31 de maio, uma mulher de 83 anos, que estava internada em Rio Preto, se tornou a 301ª vítima da doença. Na quinta-feira, dia 2, a morte de um homem de 88 anos, que estava internado na UPA de Jales, completou a trágica contagem. Como em todos os fins de semana, o Boletim trazia os registros da doença desde a sexta-feira anterior. No período, 37 pessoas tinham recebido resultado positivo nos exames para detectar a doença. Houve 51 notificações e outras 25 receberam resultados negativos.

Os registros que já vinham aumentando, aceleraram o movimento e dobraram no dia seguinte, saltando para 106 notificações de casos suspeitos na terça-feira. Naquelas 24 horas, 36 pessoas testaram como negativos e 53 receberam resultados positivos. Na quarta-feira, 1º de junho, a Vigilância Epidemiológica registrou 121 notificações de casos suspeitos para a Covid-19, 28 testes negativos e 65 positivos. Um dia depois, na quinta-feira, o Boletim registrou 208 notificações, 57 negativos e 84 positivos. Pessoas de todas as idades estão sendo acometidas pelo vírus. Há pacientes com idades a partir de 5 meses até de 98 anos.

O aumento de casos obrigou a Secretaria de Saúde a agir. Desde segunda-feira, todas as unidades de saúde passaram a oferecer atendimento exclusivo para pacientes com sintomas de síndrome gripais, das 14h às 16h. Os atendimentos de rotina para outras doenças passaram a ser concentrados das 7h às 14h. Além disso, o atendimento no Covidário foi mantido durante todo o dia (de segunda a sexta-feira das 7 às 17h e aos sábados e domingos das 7 às 11h da manhã). 

Segundo a própria Secretaria, a medida foi tomada em função do aumento de casos suspeitos e positivos para a doença. O crescimento é mais evidente quando se observa os relatórios mensais. Em março foram 395 casos, em o número em abril caiu para 57 casos, mas em maio disparou para 611 casos positivos.

De acordo com a secretária de Saúde de Jales, Nilva Gomes Rodrigues de Souza, a medida visa garantir acesso e segurança aos pacientes, prevenindo o contágio e evitando que os casos aumentem. “A saúde é uma prioridade da administração municipal e os pacientes vêm sendo monitorados para garantir o melhor atendimento”.

A Secretaria decidiu, depois de consultar o prefeito, recomendar o uso de máscaras em ambientes fechados, mas a medida não deve se tornar obrigatória. Contudo, Nilva ressalta que as máscaras permanecem obrigatórias em ambientes hospitalares (postos de saúde, UPA, AME etc) e de transportes coletivos.

A Prefeitura mostrou preocupação com os baixos índices de vacinação da terceira dose ou dose de reforço e está fazendo um apelo para que as pessoas que já tiverem em condições de receber a vacina que procurem os locais de vacinação. 

“Estamos monitorando também o aumento dos casos e pedimos que a população continue se cuidando e não deixe de se vacinar. Inclusive nesta semana os adolescentes de 12 a 17 anos já podem receber a 3ª dose, então solicitamos que os pais ou responsáveis levem os jovens para receber o imunizante e coloquem em dia a caderneta de vacinação”, afirmou o prefeito Luís Henrique Moreira.

REGIÃO

Infelizmente, o problema não é apenas local, nem se restringe ao âmbito regional. A média móvel de casos de Covid-19 no Brasil chegou a 30.487 notificações diárias, maior número desde 26 de março, segundo o painel de dados Monitora Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Apenas uma semana antes, em 25 de maio, a média era de 14.970, menos da metade do registrado atualmente. 

O frio que tomou conta de grande parte do país em maio, associado ao relaxamento de medidas de prevenção, como o uso de máscaras, são algumas das causas do aumento dos casos, segundo a equipe responsável pelo Boletim InfoGripe, que monitora os casos de síndrome respiratório aguda grave (SRAG) no país.

O boletim divulgado nesta semana indicou que 20 das 27 unidades da federação apresentam tendência de alta de síndromes respiratórias nas últimas seis semanas.

Urânia, por exemplo, chegou aos 45 óbitos no dia 28. Na cidade vizinha, o Boletim divulgado na quinta-feira, mostrava que o vírus tinha alcançado 2.506 pessoas. Os casos também tiveram um salto nas últimas semanas, subindo de 3 pessoas em isolamento domiciliar em 29 de abril para 76 em 2 de junho. 

Em Fernandópolis, a prefeitura registrou 487 novos casos de Covid-19 em apenas oito dias. No total, 23.068 pessoas tinham sido contaminadas pelo novo coronavírus até quarta-feira naquela cidade. 

Em Rio Preto, o uso de máscaras em ambientes fechados como escolas, igrejas e supermercados, voltou a ser obrigatório desde quarta-feira. O uso da proteção para ambientes abertos não é obrigatório, mas está recomendado. No transporte coletivo e nas unidades de saúde a exigência está mantida.

O retorno da obrigatoriedade para ambientes internos foi decidido por conta do aumento de casos, conforme divulgado no boletim epidemiológico da Covid, de terça-feira, 31, com a confirmação de 3.733 casos positivos, desde o dia 18 de maio. A média móvel de casos também aumentou nos últimos treze dias. Em áreas de alimentação fechadas, há a exigência da máscara para a circulação, sendo dispensado seu uso enquanto é feito o consumo.

A Secretaria da Saúde recomenda ainda o distanciamento para evitar aglomerações, que proporcionam uma propagação mais rápida do vírus. Também está mantida a exigência da disponibilização de álcool em gel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Outras matérias relacionadas
RELACIONADAS

Justiça determina volta de repasses para a Santa Casa de Urânia

O Ministério Público ajuizou uma Ação Civil Pública com...

Luis Henrique conquista três novas ambulâncias para o SAMU

Um pedido feito pela Prefeitura de Jales, por meio...

Cinco anos depois da primeira morte, covid-19 ainda mata

Neste dia 12 de março, se completaram cinco anos...