Começa na próxima sexta-feira, dia 4 de setembro, a 11ª Feira do Agronegócio da Uva e do Mel de Jales, que será novamente realizada no Centro Pastoral. O evento que termina no sábado, dia 5, deve reunir aproximadamente 150 produtores da região. A feira tem por objetivo dar aos viticultores a oportunidade de expor seus produtos e mostrar as novidades no plantio de uva e produção de mel.
O evento será aberto aos agricultores da região, desde que comprovem estar na atividade através da Inscrição Estadual de Produtor (DECA). Integram a comissão organizadora o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Jales, Jorge Pêgolo; Wilson Gilberto Donda, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jales; Silvia Andreu Avelhaneda Pigari, engenheira agrônoma da Secretaria de Agricultura de Jales; Adriana de Souza Colombo, engenheira agrônoma da FATEC/Jales; Eduardo Urbonas, engenheiro agrônomo da ETEC/Jales; Alécio Caberlin, secretário de Agricultura de Vitória Brasil; Neli Meneghini Nogueira, da CATI de Jales; Marta Andreu Avelhaneda Souza do IBS; Reginaldo Teodoro de Souza, engenheiro agrônomo; e produtores de uva e mel da região.
As caixas de uva serão cedidas gratuitamente à comissão organizadora e entregues no local do evento, na sexta-feira das 9h às 13h, pesando no mínimo 5 kg, excluindo o peso da caixa. De acordo com o secretário de Agricultura, Jorge Pêgolo, serão recebidas caixas de uvas de todas as variedades e os expositores concorrerão a brindes que serão sorteados nos dois dias do evento. Serão julgadas as variedades: Itália, Rubi, Benitaka, Brasil, Niágara Rosada, além do maior cacho e melhor cacho, que receberão premiação especial.
Além do sorteio de vários brindes aos expositores, o evento terá a participação de grupos culturais da região, dentre os quais o Violada 5 Estrelas, Catira, João Antonio Teixeira e seu acordeom e João da Viola. A feira tem apoio do Sindicato Rural de Jales e do comércio local. A praça de alimentação ficará a cargo do Rotary Grandes Lagos.
Tradição
A feira é tradicional na cidade e faz parte do calendário de eventos. No ano passado, ganhou abrangência na Rede Globo, no programa Globo Rural, que transmitiu as atrações da tradicional festa, ressaltando as variedades de tipos de uva e mel, e a importância da festa para a projeção regional dos produtos naturais, comercialização e concretização de novos negócios.