Na semana mais quente dos últimos anos em Jales e na região, moradores de vários pontos da cidade e de cidades da região procuraram a nossa redação e de outros veículos de imprensa para reclamar da falta de energia elétrica ou de quedas parciais do abastecimento. As ocorrências têm acontecido principalmente à noite ou na madrugada, no horário de maior consumo de energia.
Na madrugada de quarta-feira, 27, moradores do Jardim Oiti relataram estar desesperados com a falta de energia. Já eram três noites com problemas no fornecimento. Além da verdadeira tortura provocada pela falta de condições de descanso, alguns moradores relatam problemas com aparelhos para tratamento de saúde de uso contínuo e dificuldade para dormir.
Em outros lugares da cidade, há registros de oscilação na carga. “A Avenida Guilherme Soncini passa uma noite com energia nos postes e cinco às escuras”, disse um morador daquela região da cidade.
Cleuzeli Carneiro disse: “Aqui na Rua Joaquim Catarino também está a mesma coisa, a energia fica oscilando demais, vai queimar os eletrodomésticos, depois que queimar as coisas, aí ninguém vai pagar, ninguém vai pagar. Quem toma o prejuízo são os donos das casas mesmo. Uma vergonha isso”.
Ionara Novais afirmou: “Aqui no Roque Viola caiu a energia e voltou minutos depois”.
Gustavo Henrique relatou que na noite anterior, no Big Plaza, “a energia caiu três vezes”.
“Se pagamos pelo serviço, o mínimo que devemos ter é um serviço de qualidade, se não estão preparados pois que se preparem. Vai nós atrasarmos a fatura para ver só o que acontece!”, lembrou Rafael Silva.
REGIÃO
Mas não é só em Jales que o serviço da Neoenergia Elektro tem sido criticado. Há registros de queda de energia em Paranapuã e Urania. “Em Paranapuã não está diferente….ar condicionado só depois das 2 da manhã”, disse uma leitora. “Aqui em Urânia sem energia também desde as 10h da manhã. Ligamos lá e disseram que voltaria só depois das 15hs. Aqui a noite também acaba e volta”, relatou outra.
Em Fernandópolis, uma enxurrada de reclamações ao longo de mais de uma semana motivou uma reunião entre a companhia, o Ministério Público e recentemente, a Câmara de Fernandópolis aprovou, por unanimidade, uma Moção de Repúdio contra a Elektro, marcando a terceira vez que isso acontece. Vereadores de diferentes partidos uniram-se na tribuna para criticar veementemente a atuação da empresa.
Na última terça-feira, 26, representantes da Neoenergia Elektro (novo nome da empresa) participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal de Fernandópolis com a presença do promotor de Justiça, Cleiton Luis da Silva e representantes da Prefeitura.
A equipe garantiu que em um prazo de 30 dias apresentará um cronograma de serviço para resolver o problema das constantes quedas de energia. Os bairros Jardim Universitário e Santo Afonso, os mais afetados, receberão os primeiros reparos, de acordo com os representes.
As demais regiões de Fernandópolis também receberam melhorias na rede, segundo a Elektro, além da substituição de postes de madeiras por concreto e outras manutenções necessárias para evitar apagões.
O grupo culpou o calor e o aumento no consume de energia devido ao uso de ares-condicionados que causam sobrecarga na rede.
Elektro diz que trocou quatro transformadores em cinco dias
Procuramos a Neoenergia Elektro pelos meios disponíveis ao cliente, mas não obtivemos sucesso. Nos canais de atendimento ao cliente é necessário instalar um aplicativo no celular, fazer um longo cadastro ou recorrer a um número de WhatsApp com atendimento virtal e automático. Por telefone somente através do sofrido atendimento da URA, aquela central que pede pra o usuário digitar o número correspondente à opção desejada. “Disque 1 para reclamações, disque 2 para sugestões…”
Depois de várias tentativas pelos canais da Assessoria de Imprensa por WhatsApp, e-mail e celular, a companhia confirmou que o problema pode estar sendo causado pela sobrecarga e alegou que já foram trocados quatro transformadores em Jales somente esta semana.
Leia a resposta enviada pela Assessora de Relações com a Imprensa da Diretoria de Marketing, Tatiana Martinelli.
Normalmente esse tipo de situação ocorre devido a sobrecarga no consumo de energia, ou seja, muitas pessoas utilizando ao mesmo tempo, aparelhos como o ar condicionado. Somente nos últimos cinco dias foram substituídos 4 transformadores em Jales devido as altas temperaturas registradas na cidade, situação atípica para essa época do ano. Esse número corresponde a duas vezes a quantidade de transformadores substituídos durante todo o mês de setembro de 2022. Isso demonstra que é uma situação pontual provocada pela onda de calor. A concessionária está em alerta com equipes posicionadas estrategicamente para realizar os reparos necessários na rede e amenizar os impactos aos clientes. Importante que a população respeite os limites de segurança da instalação elétrica de cada imóvel, informando à concessionária o aumento de carga, quando instalados novos equipamentos na residência.
Em caso de fogo no transformador ou cabo rompido, a orientação é acionar a distribuidora de energia o mais rápido possível pelo 0800 701 01 02 e manter distância do local até a chegada da equipe da concessionária.